sexta-feira, 13 de junho de 2008

Artigo 06 Indicadores Financeiros

INDICADORES FINANCEIROS X INDICADORES NÃO FINANCEIROS SUA IMPORTÂNCIA PARA TOMADA DE DECISÃO
Introdução

A liquidez de uma companhia é um assunto que mexe com os administradores financeiros. É por meio de uma adequada administração da liquidez que a entidade consegue saldar suas dívidas no curto prazo, porém, sem deixar de lado um bom lucro.

Quando se trata da análise de liquidez, um tema de grande valor é o capital de giro, que mostra, de maneira restrita, os recursos investidos no ativo circulante. Uma visão ampla trabalha com o conceito de capital de giro líquido, representado pela diferença entre ativo circulante e passivo circulante (AC-PC). Há também outros enfoques, tais como a análise dinâmica do capital de giro.

O investidor está enfiado neste todo, pois possui recursos aplicados ou pretende investi-los nas empresas. Desse jeito, espera obter um retorno maior do que receberia em outro tipo de investimentos.


Indicadores Financeiros são:

Liquidez Imediata = Disponibilidade / Passivo circulante
Expressa a fração de reais que a empresa dispõe de imediato para saldar cada R$ 1,00 de
suas dívidas. Tendência desejável = Ascendência

Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante
Para cada R$ 1,00 de dívida a curto prazo a empresa dispõe do resultado da equação
acima em reais para quitar. Tendência desejável = Ascendência

Liquidez Seca = (Ativo Circulante – Estoques) / Passivo Circulante
Mostra a capacidade de liquidação das obrigações sem lançar mão dos estoques.
Tendência Desejável = Ascendência

Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo
Circulante + Exigível a Longo Prazo)
Revela quanto a empresa possui em caixa e a realizar para quitar suas dívidas com
terceiros. Tendência desejável = Ascendência.

Capital Circulante Líquido (CCL). Em resumo, o CCL representa a folga financeira da empresa.

A definição da lei 6.404/76 é utilizada como referência. Segundo esta legislação, o conceito de CCL é: ativo circulante menos passivo circulante.

Existe outros indicadores financeiros utilizados pelas empresas para uma boa tomada de decisão, podemos citar exemplo do que diz Iudicibus (1998, pag 130):

A utilização de quociente é o instrumental mais tradicional e mais importante para uma análise completa de balanços, mas de forma alguma é o único. O analista tem de extrair o máximo das demonstrações contábeis publicada, se for externo à empresa, e colher o máximo de informações adicionais, se tiver acesso às mesmas.

A utilização inteligente das Demonstrações de Origens e Aplicações de Recursos, numa análise retrospectiva (do passado), mas também preditiva (em caráter previsional), pode dar muitas indicações inteligentes sobre com a entidade auferiu seus recursos de capital de giro líquido e como os aplicou.

...

Outro indicador a ser observado é a capacidade de a entidade gerar recursos financeiros (caixa) para saldar seus compromissos. Esse indicador é de especial importância para análise de Crédito. Para o analista externo não restam muitas alternativas a não ser derivar esta capacidade da própria Demonstração de Resultado em conjugação com balanço iniciais e finais e da própria Demonstração de Fontes e Uso de Recursos.

...

Outro indicador de muito interesse, aliás muito pesquisado atualmente nos EUA, é o retorno do investimento em termo de caixa. Seria, a rigor, definido como:


RIC =
Valor Presente do Fluxo de Caixa
Futuros gerados pelos ativos
Valor do custo corrente dos ativos geradores
De fluxo de caixa



Podemos concluir que a análise dos indicadores financeiros e não financeiros é primordial para avaliar a situação econômica, financeira, patrimonial, administrativa e relacionamento humano, no intuito de uma boa tomada de decisão por parte dos diretores da entidade, verificando assim o desempenho passado e fazer projeções acertadas para o futuro da companhia.

Nenhum comentário: