quinta-feira, 5 de junho de 2008

Artigos/ Notícias 01


CVM edita deliberação sobre estrutura de demonstrações contábeis
Sex, 14 Mar, 01h49
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulga hoje a Deliberação nº 539/08 que aprova o Pronunciamento CPC sobre "Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis". Este pronunciamento estabelece as bases para a apresentação das informações contábeis necessárias aos investidores no processo de tomada de decisões envolvendo negociações com valores mobiliários.
A Deliberação nº 539/08 adota o conteúdo do documento original emitido pelo IASB (International Accounting Standards Board), Framework for the Preparation and Presentation of Financial Statements, o que representa mais um passo no processo de convergência contábil. Fica, então, a partir dessa publicação, revogada a Deliberação nº 29/86, que aprovou o pronunciamento do Ibracon "Estrutura Conceitual Básica de Contabilidade".
A "Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis" é a mais abrangente do conjunto de normas contábeis, diz a CVM em nota. Essa norma acrescenta categorias de conceitos gerais, como as características qualitativas da informação contábil, a definição, o reconhecimento e a mensuração dos ativos, passivos, receitas e despesas incluídos nas demonstrações financeiras, além dos diferentes conceitos de manutenção de capital que guiam a formação do resultado (capital financeiro ou capital físico, nominais ou atualizados monetariamente).
Apesar de a Deliberação nº 539/08 estar em linha com o padrão internacional e ser mais ampla, em certos aspectos, ela não abrange todo o conteúdo incluído na Deliberação nº 29/86 e nas normas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Assim, para complementar este conjunto de normas, a CVM e o CFC vão emitir novos pronunciamentos ao longo de 2008.
O conteúdo integral desse pronunciamento também se encontra disponível na página principal do CPC (www.cpc.org.br).
Copyright © 2008 Agência Estado. Todos os direitos reservados.
Copyright © 2007 Yahoo!. Todos os direitos reservados

Nenhum comentário: